Suculentas

Vamos falar sobre suculentas?

Este é um tema quase que exaustivamente falado na mídia justamente porque é uma loucura o amor que essas gordinhas despertam.

Como escrevo para o Blog Simples Decoração, da amiga Rosana Ferreira,  e já falei sobre elas por lá, resolvi começar por elas aqui nesse meu retorno sob o incentivo da Ro.

Mas fiquem à vontade para fazer perguntas. Aqui e lá.

Vamos lá…

O que são suculentas?

As suculentas São espécies com raiz, talos ou folhas engrossadas para permitir o armazenamento de água em quantidades maiores que as outras espécies. Assim, sobrevivem em climas áridos. Existem milhares de espécies divididas em várias famílias como: Aizoaceae, Cactaceae, Crasulaceas, Agavaceae, Apocynaceae, Asphodelaceae, Didiereaceae,  Euphorbiaceae,  Portulacaceae… Mas o mais importante é identificar que a planta é uma suculenta.

Onde plantar?

Você tem uma área com bastante sol? Perfeito. É o que a maioria delas precisa. Pelo menos 4 horas de sol. Se não tem, prefira as que vou sugerir no final deste post.

Como deve ser o solo? Misture substrato para jardim, terra vegetal e areia grossa de construção em partes iguais.

Que tipos de vaso podem ser usados? Qualquer um: plástico, cerâmica, barro, etc. Mas precisa ter furos. Se possível, vários. Os terrários abertos (sem furos) dificilmente darão certo e nem tente os fechados. Você pode mantê-los em Kokedamas também.

Como montar? 

Coloque no vaso escolhido:

  • Uma camada de brita, ou argila expandida, ou até pedaços de isopor, dependendo do tamanho do vaso. Se achar que os furos podem ser obstruídos,  forre antes o fundo com manta drenante (bidim).
  • Depois. pedacinhos de carvão daqueles de churrasco mesmo.
  • Por fim, a  mistura de substrato, terra vegetal e areia grossa explicada acima.
  • Plante as gordinhas lembrando-se de que quem gosta de terra são as raízes. Use a sua criatividade para criar seus vasos de suculentas. Dê acabamento com pedras, seixos, pedriscos, areia,etc. Quanto mais suculentas no mesmo vaso, melhor! Elas “gostam de aparecer” e vão competir entre si para ver quem fica mais bonita.

Elas podem ficar na chuva? SIM. O segredo é o solo bem montado. As minhas tomam banhos de chuva e estão muito bem.

suculentas Mix 16

Como regar? No verão, em períodos sem chuva, quase todos os dias jogo uma “aguinha”. Nunca encharque! No inverno, reduza as regas.

Se esquecer de regar vai morrer? Demora. Mas ela vai sofrer. No verão, ficar mais de 15 dias sem água é muito tempo, ela vai começar gastar suas reservas.

Elas são atacadas por pragas? Sim. Veja quais e como combater:

  • Cochonilhas sem carapaça: Use calda de sabão de coco aplicando de 2 em 2 dias até dar resultado.
  • Cochonilha com carapaça: Use óleo do Neem, siga as instruções da embalagem.
  • Lesmas e lagartas: é raro, mas combata com catação manual.
  • Pode ser atacada por fungos quando há excesso de água e pode ser necessária uma poda drástica da parte afetada. Mas ela rebrota. Ás vezes pode ser necessário retirar a planta doente, dar um banho nela dos pés (raízes) à cabeça e passar nela toda canela em pó. Deixe sem plantar por 1 dia e depois replante.

suculentasMix 2

Antes de terminar, se você não tem uma área de sol pleno, mas que ter suculentas assim mesmo, vou dar quatro sugestões: Colar de pérolas, Flor de maio, Flor de outubro e Ripsális. A receita é a mesma acima. Não precisam de sol, mas de boa luminosidade.

Se gostou… por favor, curta comente e compartilhe.

Se desejar saber mais, é só perguntar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *